UOL Notícias Notícias
 

18/02/2010 - 14h05

Doadores discutem criação de Agência de Reconstrução para o Haiti

As instituições multilaterais e os doadores discutem a possibilidade de criar uma Agência de Reconstrução para o Haiti após o terremoto de 12 de janeiro, declarou nesta quinta-feira a diretora do Banco Mundial para a América Latina, Pamela Cox.

"Há muitas discussões, ainda não concluídas, sobre se uma Agência de Reconstrução é necessária para realizar a reconstrução física" das áreas devastadas, declarou Cox durante um debate sobre o Haiti, organizado pelo Conselho de Relações Exteriores dos Estados Unidos.

"Quero enfatizar que a reconstrução não consiste somente em construir prédios, e sim em reconstruir a economia, a vida das pessoas", acrescentou Cox.

Os doadores e instituições como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional e outros realizarão no dia 31 de março em Nova York uma conferência internacional para analisar os recursos e projetos necessários.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) adiantou esta semana a cifra de 14 bilhões de dólares necessários somente para reconstruir a infraestrutura haitiana.

Cox ressaltou que a estimativa global e as contribuições de todos os atores envolvidos serão definidas em Nova York.

"Estamos propondo um fundo multidoadores, que foi utilizado com êxito em lugares como Afeganistão ou Iraque, no qual os doadores bilaterais podem colocar seu dinheiro e utilizar os mesmos procedimentos" para definir os projetos, o que ajuda a coordenar a ajuda, explicou.

O objetivo é contar com "um plano que envolva todos, o que significa depois que o governo pode dizer aos doadores bilaterais" que parte da reconstrução quer que façam, acrescentou.

De qualquer forma, a reconstrução do país passa necessariamente pelas mãos do governo em Porto Príncipe, enfatizou. "Não conseguiremos construir instituições fortes se eles (os haitianos) não estiverem por trás", acrescentou Cox.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host