UOL Notícias Notícias
 

18/02/2010 - 20h00

Suicida joga avião contra prédio no Texas

Um homem jogou um pequeno avião monomotor contra um prédio que abriga o escritório local do imposto de renda nesta quinta-feira, depois de deixar um bilhete de despedida na internet atacando as autoridades americanas.

Uma porta-voz da Autoridade Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) disse à AFP que a aeronave Piper Cherokee PA28 decolou do aeroporto de Georgetown, no Texas, às 09H40 da manhã (horário local), e que o piloto não se comunicou com a torre de controle antes de bater no prédio.

O monomotor atingiu o segundo andar do prédio de quatro pavimentos por volta das 10H00 horário local (16H00 GMT), explodindo imediatamente e provocando um incêndio. Algumas pessoas precisaram sair pelas janelas.

Duas pessoas foram levadas ao hospital e uma está desaparecida, mas os bombeiros acreditam que todos os outros ocupantes do edifício conseguiram sair em segurança.

Dois caças F-16 foram mobilizados para patrulhar o espaço aéreo depois do incidente - que, segundo as autoridades, não tem nenhuma ligação com grupos terroristas.

As autoridades ainda não confirmaram a morte do piloto, que foi identificado como Joseph Andrew Stack.

O porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, disse que o presidente americano, Barack Obama, foi informado sobre o incidente por John Brennan, seu diretor de contra-terrorismo.

Segundo Gibbs, o incidente não parece ter sido um ato terrorista. O Departamento de Segurança Interna, no entanto, ainda está apurando as circunstâncias do caso para confirmar isto.

"Neste momento, não temos motivos para acreditar que haja ligações (deste incidente) com atividades terroristas", afirmou Matthew Chandler, porta-voz do departamento.

"Continuamos apurando informações, e sabemos que ainda há o que saber sobre a história do piloto", acrescentou.

Um bilhete de despedida assinado por Joe Stack foi encontrado na internet. No texto, o suicida acusa o governo de manter um sistema de cobrança de impostos injusto, que teria arruinado sua vida.

A nota termina afirmando que "a violência não apenas é a resposta, como é a única resposta".

Stack afirma esperar que suas ações causem "uma reação do governo que resulte em mais restrições estúpidas e draconianas, e que as pessoas acordem e comecem a ver os pomposos políticos bandidos".

O Comando Americano de Defesa Aeroespacial (NORAD, na sigla em inglês) ordenou que dois caças F-16 da base aérea de Allington Field, em Houston, patrulhassem o espaço aéreo da região depois do incidente.

"Esta reação do NORAD é uma precaução prudente e coerente com nossas reações a incidentes aéreos semelhantes", explicou Jamie Graybeal, porta-voz do comando, em um comunicado.

"O prédio balançou, foi quase como um terremoto", contou Cynthia, que estava em um prédio vizinho no momento do impacto, entrevistada pela rede de televisão CNN.

Cynthia e seus colegas de escritório deixaram o edifício e viram pessoas correndo em direção ao prédio atingido pelo avião.

"As pessoas estavam no segundo andar. Elas não conseguiam sair. Elas estavam penduradas nas janelas gritando por ajuda", afirmou.

Por sorte, o caminhão de uma companhia de manutenção de janelas estava estacionado próximo ao prédio, então quem estava na rua pôde utilizar suas escadas para ajudar aqueles que estavam presos no prédio em chamas a descer, relatou a testemunha.

Os bombeiros conseguiram controlar o fogo depois de algumas horas, mas alertaram que o prédio permanece instável, o que prejudica as buscas.

A polícia local não confirmou nem informações de que Stack era o piloto da aeronave, nem que o incidente teria sido deliberado, e insistiu que os moradores da cidade não têm nada a temer.

"Sei que o medo número um que vem à cabeça de todos é que isto foi um ato de terrorismo, e que o país, a cidade, a região estão em perigo", indicou Art Acevedo, chefe da polícia de Austin.

"Posso dizer categoricamente que não há razão para preocupação do ponto de vista da lei ou do terrorismo. Este incidente está sob controle", acrescentou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h30

    -0,54
    3,119
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h39

    -0,54
    75.560,58
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host