UOL Notícias Notícias
 

19/02/2010 - 13h37

Junta mostra-se tranquilizadora - o presidente derrubado do Níger "está bem"

O militares golpistas do Níger controlavam a capital, Niamei, nesta sexta-feira, após terem profetizado a volta à democracia e assegurarem que o presidente deposto Mamadou Tandja, detido num quartel, está passando bem. E anunciaram:

O "Conselho Supremo para a Restauração da Democracia (CSRD)" tomou o poder na quinta-feira em combates que fizeram pelo menos três mortos após meses de crise política.

O Conselho militar também quis se mostrar tranquilizador sobre a situação nesta sexta-feira à tarde, anunciando o levantamento do toque de recolher e a reabertura das fronteiras terrestres e aéreas do Níger, através de seu porta-voz, o coronel Goukoye Abdoulkarim.

A situação no Níger está "sob controle" e não há dissidência", disse ele à AFP. Precisou que os ministros detidos na noite de quinta-feira iam ser libertados logo.

"Mamadou Tandja está passando bem. Ele pôde ver seu médico e seu estado de saúde é normal", declarou por sua vez à AFP um oficial no quartel onde a junta estabeleceu seu comando, a sudoeste de Niamei.

bur-smo-sd

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h50

    -0,14
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h52

    0,45
    69.026,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host