UOL Notícias Notícias
 

20/02/2010 - 12h28

Tymoshenko retira recurso judicial contra vitória de Yanukovich

A primeira-ministra ucraniana, Yulia Tymoshenko, informou neste sábado à justicia que retirou o recurso apresentado para invalidar a vitória do adversário Viktor Yanukovich na eleição presidencial, o que encerrou o processo.

"Pensamos que prosseguir com a análise deste caso não faz sentido. Neste contexto, retiro meu recurso", declarou Tymoshenko aos juízes, que deixaram a sala para tomar uma decisão

"A Corte decidiu atender o pedido de Tymoshenko de não examinar o recurso, no qual pedia a anulação dos resultados do segundo turno das eleições", afirmou mais tarde o juiz responsável pelo caso caso, Olexander Nechitailo, que encerrou o processo.

Com o fim do processo, a posse de Yanukovich como presidente está prevista para quinta-feira.

Para a imprensa, Tymoshenko acusou o tribunal de parcialidade.

"É evidente que isto não é justiça. Sofri o mesmo problema que outros cidadãos de nosso país enfrentam, a impossibilidade de defender seus direitos em um tribunal", disse.

Os juízes da Corte Administrativa Suprema começaram a examinar na sexta-feira o recurso apresentado por Yulia Tymoshenko, que pediu a invalidação da vitória do adversário no segundo turno da eleição presidencial de 7 de fevereiro.

A premier denunciou irregularidades como a "corrupção de eleitores, a presença de mortos nas listas eleitorais e a grande quantidade de votos domicilares", algo muito difícil de controlar.

A inesperada iniciativa de Tymoshenko foi a última mudança em sua tentativa de permanecer no poder, depois que o Partido das Regiões, de Yanukovich, apresentou uma moção de censura contra ela.

No segundo turno presidencial, Viktor Yanukovich derrotou Tymoshenko com uma vantagem de 3,5% dos votos, menos de 890.000 votos, segundo a apuração oficial.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h40

    0,05
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h42

    0,48
    62.964,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host