UOL Notícias Notícias
 

21/02/2010 - 16h17

Israel apresenta jato não tripulado de longo raio que pode sobrevoar o Irã

Israel apresentou neste domingo um jato não tripulado gigante, de longo raio de ação, que permite sobrevoar o Irã, de grande desenvolvimento tecnológico", anunciou um comunicado militar.

"O aparelho constitui uma evolução significativa na fabricação de aviões sem piloto", estimou o comandante da Força Aérea israelense, general Ido Nehustan, citado no texto.

Batizado Eytan (que significa "forte" em hebreu), o jato é fruto de dezenas de anos de trabalhos de pesquisas realizados em conjunto pelas Indústrias Aeroespaciais de Israel (Israel Aircraft Industries - IAI) e a Força Aérea.

Com 24 metros de comprimento e envergadura de 26 metros, é comparável a um Boeing 737. Pesa 4,5 toneladas e possui autonomia de voo de mais de 24 horas que lhe permitem, principalmente, sobrevoar o Irã, inimigo jurado de Israel na região.

Dotado de câmeras, radares e equipamentes eletrônicos ultramodernos - principalmente para operações de cartografia -, este avião não tripulado pode voar a 13.000 metros de altitude e transportar carga útil de uma tonelada.

As Forças Aéreas israelenses foram precursoras no emprego de aviões não tripulados que a IAI começou a fabricar nos anos 1970. O Estado hebreu é considerado o concorrente mais sério dos Estados Unidos na comercialização desses aparelhos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host