UOL Notícias Notícias
 

22/02/2010 - 18h03

Argentina agradece em Cancún apoio latino-americano em questão das Malvinas

A presidente argentina Cristina Kirchner agradeceu nesta segunda-feira o apoio dos países da América Latina em sua disputa com a Grã-Bretanha pelas Ilhas Malvinas, e reiterou o seu pedido ao governo britânico para que negocie.

O governo argentino esgotará "todos os meios que tiver à disposição para reafirmar a nossa soberania sobre os arquipélagos do sul", disse Kirchner diante dos mandatários da América Latina e do Caribe que iniciaram uma cúpula de dois dias próximo a Cancún, leste do México.

"Agradecemos o apoio que recebemos deste fórum aos nossos direitos legítimos" para criar uma mesa de negociações com a Grã-Bretanha, indica o texto do discurso distribuído pela Presidência argentina à imprensa.

O texto não esclarece se esse apoio incluía também os governos de várias ilhas das Antilhas que participam do encontro regional e que formalmente reconhecem como chefe de Estado a rainha da Inglaterra.

A Argentina pede que a Grã-Bretanha, membro permanente do Conselho de Segurança, cumpra as resoluções da ONU que pedem um diálogo direto sobre o tema.

"Aqueles que têm o poder de se sentar em um assento permanente do Conselho de Segurança da ONU podem violar uma ou mil vezes, sistematicamente, as disposições das Nações Unidas enquanto que os outros países são obrigados a cumpri-las", queixou-se.

A presidente lembrou as diferentes etapas do conflito, desde a primeira reivindicação há 177 anos, até o que chamou de atitude "de sedução" da Grã-Bretanha ao planejar nos anos 90 a exploração conjunta de recursos naturais não-renováveis, mas com uma "atitude de incompreensão" da reivindicação argentina.

Nesta segunda-feira, a companhia britânica Desire Petroleum iniciou a busca por petróleo no arquipélago, aumentando a tensão com a Argentina.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host