UOL Notícias Notícias
 

22/02/2010 - 10h23

Ferrán Adriá anuncia que restaurante elBulli será uma fundação

O chef catalão Ferrán Adriá anunciou nesta segunda-feira que seu restaurante, elBulli, será uma fundação gastronômica a partir de 2014, depois de dois anos fechado ao público.

"A Fundação do elBulli será a fundação de todos os amantes da gastronomia de vanguarda: cozinheiros, sommeliers, profissionais de salão, gastrônomos, pensadores criativos. Um viveiro de novas ideias e de novos talentos", afirmou durante um fórum gastronômico em Santiago de Compostela (noroeste da Espanha).

"As criações gastronômicas, fruto do trabalho em equipe da cozinha da fundação, poderão ser provadas a cada ano a partir de 2014", completou, antes de confirmar que o elBulli não será mais um restaurante convencional.

Adriá surpreendeu o mundo da alta gastronomia ao anunciar em 26 de janeiro em Madri a intenção de fechar o elBulli, que tem três estrelas no guia Michelin, em 2012 e 2013.

Situado na 'Cala Montjoi', na Catalunha, o estabelecimento foi classificado como o "melhor restaurante do mundo" várias vezes pela revista britânica "Restaurant".

Adriá revolucionou a alta gastronomia nos anos 90 com a cozinha "molecular", um termo que agora rejeita.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host