UOL Notícias Notícias
 

22/02/2010 - 18h27

Novo bloco latino-americano 'não é um problema' para os EUA (Valenzuela)

A possibilidade de os países latino-americanos criarem um novo bloco regional "não é um problema" para os Estados Unidos, afirmou nesta segunda-feira o encarregado da diplomacia de Washington para a região, Arturo Valenzuela.

O secretário de Estado adjunto para a América Latina descartou também que esse eventual novo bloco reunido na Cúpula do Grupo do Rio nesta segunda-feira no México, do qual especificamente os Estados Unidos estariam excluídos, suplante a Organização dos Estados Americanos (OEA).

"Não é um problema para os Estados Unidos", disse Valenzuela, durante um evento na Universidade George Washington da capital norte-americana.

"Substituir a OEA? Não acredito que a maioria dos países deseje isso. Isto não deveria ser um esforço para substituir a OEA", que abarca todos os países do continente, insistiu.

Na verdade, "seria outro espaço para maior cooperação entre os países para perseguir interesses comuns", disse.

A possibilidade de formação desse novo bloco da América Latina e do Caribe será discutida na cúpula do Grupo do Rio, que está sendo realizada nesta segunda-feira no balneário mexicano de Cancún.

Presidentes como o venezuelano, Hugo Chávez, e o boliviano, Evo Morales, que mantêm ásperas relações com Washington, ressaltaram que o novo bloco servirá para que a região atue sem a ingerência do "imperialismo" dos Estados Unidos.

Supor que os esquemas regionais latino-americanos são "prejudiciais" para os Estados Unidos é um erro, considerou.

"Não é necessariamente assim", assegurou Valenzuela. Pelo contrário, os blocos servem para "deixar de lado rivalidades históricas de países, encontrar maneiras para uma cooperação melhor e construir confiança".

Apesar disso, advertiu que na região se observa uma "proliferação de esquemas que não são necessariamente tão substanciais como deveriam".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host