UOL Notícias Notícias
 

22/02/2010 - 06h49

Plataforma de petróleo britânica inicia perfuração nas Malvinas

Uma plataforma britânica estava preparada para iniciar nesta segunda-feira os trabalhos de perfuração em busca de petróleo nas Malvinas (Falklands para Londres), em um clima de tensão com a Argentina, que reclama a soberania das ilhas, informou a BBC.

A plataforma foi levada a uma posição 100 km ao norte do arquipélago e a perfuração estava prevista para começar às 6H00 GMT (3H00 de Brasília).

A estimativa é de que existe o equivalente a 60 bilhões de barris de petróleo na região, mas de acordo com a Desire Petroleum, a empresa responsável pela exploração, o volume comercialmente explorável seria muito menor.

Em 1982, a Argentina perdeu uma curta e violenta guerra contra a Grã-Bretanha pela posse do arquipélago do Atlântico sul. O conflito durou 74 dias e matou 649 soldados argentinos e 255 britânicos.

Na Argentina os protestos começaram na última semana com as informações de que o início da perfuração britânica era iminente.

A tensão aumentou na semana passada, quando o governo argentino emitiu um decreto que obriga todos os navios que passam por águas jurisdicionais argentinas a solicitar uma permissão de Buenos Aires para seguir até as Malvinas.

A Argentina também busca apoios regionais.

O presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, informou que a reunião de cúpula do Grupo do Rio, que começa nesta segunda-feira em Cancún (México), com 25 chefes de Estado e Governo da América Latina e Caribe, exigirá da Grã-Bretanha a restituição das Malvinas à Argentina.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou que a Argentina "não estará sozinha" no caso de um novo conflito bélico com a Grã-Bretanha e afirmou que a rainha Elizabeth II deve entregar o controle do arquipélago a Buenos Aires.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host