UOL Notícias Notícias
 

22/02/2010 - 19h51

Shakira assina com Bird iniciativa para a primeira infância na América Latina

A estrela pop colombiana Shakira assinou nesta segunda-feira com o Banco Mundial (Bird) um acordo de investimento na primeira infância na América Latina, no valor de 300 milhões de dólares.

A iniciativa está violtada para crianças de até 6 anos de idade ameaçadas de vir a sofrer sérios atrasos intelectuais e de crescimento devido à desnutrição ou à falta de atendimento básico.

"Quero convidar nossos governantes e chefes de Estado a utilizarem esta oportunidade de ouro - o investimento na primeira infância", declarou Shakira em entrevista à imprensa na sede do Banco, onde assinou o documento ao lado do presidente da instituição, Robert Zoellick.

A Fundação América Latina de Ação Solidária (Alas), que promove a iniciativa, reúne desde 2006 estrelas da música, como Alejandro Sanz, Juan Luis Guerra, Calle 13 ou Ricky Martin, para estimular programas de desenvolvimento para a infância, com a participação, também, do Instituto da Terra, da Universidade de Columbia (Nova York).

Shakira esteve também com o presidente Barack Obama, na Casa Branca, para abordar a efetivação desse tipo de iniciativa nos Estados Unidos, pedindo, também, colaboração na atenção necessária a 22 milhões de crianças carentes da América Latina e do Caribe.

A região latino-americana, a mais desigual do planeta, investe, apenas, 0,6% do PIB, em média nesses programas voltados para a primeira infância, em comparação com 1,8% nos países ricos, segundo informe sobre o assunto elaborado pelo Banco Mundial.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host