UOL Notícias Notícias
 

23/02/2010 - 12h01

Austrália endurece regras para estrangeiros nas universidades

As universidades australianas que aceitam estudantes estrangeiros precisarão seguir uma regulação mais rigorosa a partir do fim do ano, informou nesta terça-feira Julia Gillard, ministra da Educação da Austrália.

Uma lei aprovada na segunda determina que todas as escolas e universidades que ofereçam cursos direcionados a estudantes estrangeiros precisarão ser recadastradas junto ao governo até 31 de dezembro de 2010, e serão submetidas a critérios mais minuciosos.

"A intenção é reforçar a confiança na qualidade do setor de educação internacional australiano", explicou Gillard.

"Enquanto a vasta maioria dos centros educacionais provê um ensino de qualidade, infelizmente o setor foi manchado pelas atividades de alguns", indicou a ministra em um comunicado.

Dentro das novas regras, as universidades precisarão provar que o ensino é seu principal propósito, e que são capazes de ministrar cursos de alto padrão. Além disso, as ações dos agentes que utilizam para atrair estudantes serão monitoradas.

A educação é o terceiro maior setor de exportação da Austrália, rendendo cerca de 12 bilhões de dólares por ano. Dezenas de milhares de estudantes estrangeiros, vindos principalmente da China e da Índia, chegam ao país todos os anos matriculados em algum curso de nível superior ou médio.

Algumas universidades, no entanto, reduziram seu padrão de qualidade para atender à enorme demanda internacional, prejudicando o prestígio do país como referência educacional.

Além disso, denúncias de que agentes contratados por alguns centros de ensino para promover seus cursos no exterior estariam recrutando estudantes com a promessa de obtenção de vistos de residência australianos por preços altíssimos também preocupam as autoridades.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host