UOL Notícias Notícias
 

23/02/2010 - 11h58

Comissão brasileira inicia preparativos para receber reféns colombianos

Uma comissão brasileira iniciou em Bogotá os preparativos para receber dois reféns em poder da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em uma operação na qual o Brasil ficará responsável pela logística.

"Já está na Colômbia a equipe técnica, são os que sabem. Entre eles estão membros da Aeronáutica enviados pelo governo do Brasil para fazer uma análise", disse o secretário da Conferência Episcopal, monsenhor Juan Vicente Córdoba.

O representante católico afirmou que não acredita em recuo, mas advertiu que ainda falta definir alguns detalhes do protocolo de segurança, o que pode fazer com que as libertações demorem mais duas semanas.

A Igreja Católica, a Cruz Vermelha e a senadora Piedad Córdoba integram a comissão humanitária designada para receber os dois reféns: o sargento do Exército Pablo Moncayo, sequestrado há 12 anos, e o soldado Josué Daniel Calvo.

As Farc se comprometeram a libertar os dois e o corpo do major Julián Guevara, que faleceu no cativeiro.

O Brasil já participou em uma operação similar de libertação de reféns das Farc, em fevereiro de 2009, quando a guerrilha soltou dois políticos e quatro militares.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h19

    1,25
    3,298
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h25

    -2,57
    61.027,99
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host