UOL Notícias Notícias
 

23/02/2010 - 10h44

Escombros do Haiti: mil caminhões diários por mais de mil dias

O terremoto no Haiti deixou milhões de metros cúbicos de escombros e para despejá-los seria necessário encher mil caminhões diários durante mil dias, afirmou o general canadense Nicolas Matern, subcomandante da Força de Tarefas Conjuntas no devastado país.

Matern disse que o terremoto de 12 de janeiro criou entre 20 e 25 milhões de metros cúbicos de escombros.

"O suficiente para encher cinco Superdomes", declarou, em referência ao estádio de Nova Orleans que abrigou milhares de pessoas depois da passagem do furacão Katrina em 2005.

"Em outros termos, 1.000 caminhões durante 1.000 dias", acrescentou.

Montanhas de escombros bloqueiam bueiros e canais em Porto Príncipe e nos arredores, cruciais para a prevenção de inundações com o início das fortes chuvas em maio.

Milhares de desabrigados vivem em acampamentos em áreas baixas e passariam por uma situação ainda mais precária no caso de inundações.

Matern disse que a demanda por casas é tão urgente antes do início da temporada de chuvas que a retirada de escombros será centrada na necessidade de criar novos campos de refugiados.

Na segunda-feira, o coronel americano Gregory Kane informou que finalmente o Haiti tem caminhões suficientes, assim como a vizinha República Dominicana, para remover os escombros.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host