UOL Notícias Notícias
 

23/02/2010 - 20h01

Principais pontos da Declaração da Cúpula da Unidade

Seguem os principais pontos da Declaração da Cúpula da Unidade, assinada nesta terça-feira por 32 países da América Latina e do Caribe:

CRIAÇÃO DA COMUNIDADE DE ESTADOS LATINO-AMERICANOS E CARIBENHOS:

"Os chefes de Estado e de goberno presentes na Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe, que se celebra em Quintana Roo, México, acordaram em declaração conjunta constituir a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos como um espaço regional próprio".

"A região necessita de uma instância de união política fortalecida que afiance sua posição internacional".

ECONOMIA:

"A reforma das instituições financeiras internacionais deve levar em conta a adequação dos instrumentos financeiros internacionais às necessidades de financiamento dos países em desenvolvimento".

"A região apoia uma reforma substancial nas regulações financeiras, de acordo com a legislação interna de cada país, para conseguir um sistema regulatório global mais representativo, equitativo e sustentável a longo prazo".

- Encomendar aos ministros de Finanças a "avaliação de experiências existentes em matéria de moeda comum"

- Fortalecimento e criação de instituições ou fundos financeiros para apoiar projetos de desenvolvimento e integração da região".

- "Reiterar a importância de promover maior integração de nossas economias como forma de alcançar maiores níveis de crescimento e desenvolvimento econômico e social, assim como garantir a participação mais efetiva da região na economia mundial"

COMÉRCIO:

- "Promover iniciativas de integração de alcance regional e subregional, multilateral e bilateral e abertas ao comércio internacional, com a convicção de que vão permitir a conformação de um espaço econômico comum latino-americano e caribenho".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host