UOL Notícias Notícias
 

24/02/2010 - 23h26

Orca mata treinadora no parque Seaworld nos EUA

Uma treinadora de orcas morreu nesta quarta-feira no parque de entretenimento marinho "Seaworld" em Orlando (Flórida), aparentemente atacada por uma baleia, informaram um funcionário do parque e a polícia.

"Uma de nossas mais experientes treinadoras de animais se afogou em um incidente com uma de nossas orcas nesta tarde", informou Dan Brown, gerente-geral do Seaworld.

"Este é um momento extremamente difícil para os parques Seaworld", acrescentou Brown.

Já o porta-voz Jim Solomon, da polícia do condado de Orange, negou informações dadas pela imprensa que indicavam que a baleia arrastou e atacou a treinadora no tanque.

"Aparentemente, ela caiu e foi fatalmente ferida por uma das baleias", disse Salomon

Segundo Victoria Biniak, que testemunhou o incidente, a orca atacou a treinadora após um show, no momento em que várias pessoas ainda permaneciam no local.

"A orca a pegou (...) Foi muito rápido (...) Depois voltou girando pelo vidro (do tanque), deu um salto, agarrou a mulher pela cintura e começou a sacudí-la com violência (...) Então tocou a sirene e todos correram", disse Biniak à rede CNN.

"Tilikum", que significa "amigo" na língua dos índios Chinook, é uma das baleias que participam dos famosos espetáculos com animais marinhos nos parques do "Seaworld", que incluem ainda golfinhos e focas.

A orca Tilikum já esteve envolvida em outros incidentes, incluindo a morte, em 1991, de um treinador no centro "Sealand of te Pacific" no Canadá.

Quase a metade das atrações do parque estava fechada quando ocorreu o incidente, informou uma rede de televisão local.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host