UOL Notícias Notícias
 

25/02/2010 - 08h00

Bandeira afegã hasteada em Marjah em sinal de vitória

A bandeira do Afegansitão foi hasteada nesta quinta-feira em sinal de vitória contra os talibãs em Marjah, sul do Afeganistão, epicentro da ofensiva 'Mushtarak' (Juntos), executada desde 13 de fevereiro por 15.000 soldados afegãos e estrangeiros.

"É um momento histórico, um novo ponto de partida", declarou à AFP o general Larry Nicholson, comandante dos marines americanos no sul do Afeganistão.

O governador da província de Helmand, Gulab Mangal, hasteou a bandeira diante de centenas de afegãos, adultos e crianças, e de comandantes militares da Otan.

Franco-atiradores do Exército americano foram posicionados nos tetos das casas, e unidades de marines e de policiais afegãos ficaram responsáveis pela segurança.

"Estou muito emocionado pelo que vejo, tão entusiasmado com a quantidade de pessoas que vieram!", disse o general Nicholson, enquanto os moradores continuavam chegando ao local da cerimônia.

"Eles acreditam que é um novo ponto de partida para Marjah sob a direção do governo afegão", completou.

Marjah é um dos objetivos da operação 'Mushtarak'. Mas a tomada de control da cidade não significa o fim da missão. O distrito de Nad Ali, mais ao norte, continua sendo cenário de combates.

Os marines americanos afirmaram na quarta-feira que a resistência dos talibãs em Marjah diminuiu consideravelmente. Os moradores continuam abandonando a região para buscar alimentos e medicamentos.

Considerada pela Otan a mais importante demonstração de força desde que as forças estrangeiras derrubaram os talibãs do poder em Cabul, no fim de 2001, a operação 'Mushtarak' tem por objetivo restabelecer a soberania do governo afegão nesta região do sul do país.

Segundo o governador Gulab Mangal, depois de Marjah e Nad Ali, outros três distritos estão na mira da ofensiva: Dishu, Washer e Baghran.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host