UOL Notícias Notícias
 

26/02/2010 - 07h09

Líder do Hezbollah está em Damasco para se reunir com presidente iraniano

O líder do Hezbollah libanês, Hassan Nasrallah, viajou para Damasco para se reunir com seus aliados sírio e iraniano, indicou nesta sexta-feira a agência oficial síria Sana.

O xeque Nasrallah, que chegou acompanhado de uma grande delegação de seu movimento, jantou com o presidente sírio Bachar al-Assad, acrescentou a agência, sem fornecer maiores detalhes.

Segundo a Al-Manar, rede de televisão do Hezbollah, Nasrallah conversou com Ahmadinejad sobre "os últimos acontecimentos na região e as ameaças sionistas contra Líbano e Síria". O ministro das Relações Exteriores iraniano, Manuchehr Mottaki, assistiu a essa reunião.

Desde o conflito de 2006 (11 de julho a 14 de agosto) entre a organização xiita Hezbollah e Israel, que devastou o Líbano e deixou mais de mil mortos libaneses, as aparições públicas de Nasrallah são raras.

Síria e Irã apoiam o Hezbollah, único movimento que manteve seu arsenal militar depois da guerra civil no Líbano (1975-1990).

Na quarta-feira passada, a secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton pediu a Damasco que "deixe de armar" o Hezbollah.

Recentemente, Israel e Síria trocaram ameaças e Nasrallah advertiu que seu movimento bombardearia pontos importantes da infraestrutura israelense se o Estado hebreu atacasse o Líbano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host