UOL Notícias Notícias
 

26/02/2010 - 00h16

Lula chega a El Salvador para reforçar laços comerciais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite desta quinta-feira a San Salvador, para uma visita oficial que reforçará os laços entre Brasil e El Salvador, comprovou a AFP.

Após visitar México, Cuba e Haiti, Lula chegou em um avião da Força Aérea Brasileira ao Aeroporto Internacional El Salvador, 44 km ao sul da capital, às 19H10 local (20H10 Brasília), onde foi recebido pelo chanceler salvadorenho, Hugo Martínez.

"A visita do presidente Lula é muito importante, pois reafirma a disposição do Brasil de ter El Salvador como um sócio estratégico na América Central", assinalou Martínez em entrevista coletiva momentos antes de receber o líder brasileiro.

Após receber as chaves de San Salvador do prefeito Norman Quijano, o presidente Lula seguiu para um hotel na zona oeste da capital, onde ficará com sua comitiva, que inclui funcionários e empresários brasileiros.

Lula jantará esta noite com o presidente Mauricio Funes e com a primeira-dama salvadorenha, a brasileira Vanda Pignato, que foi representante do Partido dos Trabalhadores (PT) em El Salvador.

A visita oficial de Lula terá início na sexta-feira, com a inauguração de um encontro de empresários brasileiros e salvadorenhos para analisar oportunidades comerciais.

Lula também visitará a cripta da catedral da capital de El Salvador para colocar uma flor no túmulo do arcebispo de San Salvador assassinado, Oscar Arnulfo Romero.

Às 12H00 local de sexta-feira (15H00 de Brasília) e após uma reunião a portas fechadas, Lula e Funes estarão presentes na assinatura de convênios de cooperação antes de falarem com a imprensa.

Após um almoço na mesma casa presidencial, o presidente volta ao Brasil.

Lula traz um empréstimo de 500 milhões de dólares para renovar a frota de ônibus e financiar programas sociais em El Salvador.

Segundo o analista Juan Héctor Vidal, "no plano político a chegada do presidente Lula significa um apoio à gestão de Funes com base no respeito e apoio a um processo democrático de transição (da direita para a esquerda)".

No âmbito econômico, Vidal acredita que o empréstimo a ser concedido pelo Brasil "não tem precedentes", já que nunca antes um país ofereceu tanto. Além disso, acrescenta, o dinheiro chega como "oxigênio" num momento de crise, quando El Salvador começa a perder as fontes convencionais de financiamento.

Para o ministro da Economia salvadorenho, Héctor Dada, o Brasil se converte em um país que pode "contribuir com a unidade e o desenvolvimento do continente" ao ajudar El Salvador.

El Salvador e Brasil têm relações estáveis desde 1906 e Lula foi o único presidente brasileiro a visitar o país em quatro ocasiões desde 2003.

Em uma entrevista concedida ao jornal salvadorenho La Prensa Gráfica, Lula considerou que "El Salvador é um país estratégico para o Brasil".

"Venho agora para dar seguimento aos esforços de aprofundamento e diversificação das relações do Brasil com a América Central", afirmou Lula.

Para o professor universitário e analista de esquerda de El Salvador, Roberto Cañas, a visita (de Lula) "de toda a maneira é positiva, não há sombra de dúvida" e explicou porque El Salvador pode imitar o programa brasileiro "Fome Zero".

O presidente da Fundação para o Desenvolvimento Econômico (FUNDE), Roberto Rubio, também considera "positiva" a visita do presidente, já que o Brasil "é uma referência importante de como as coisas são feitas corretamente", ao contrário de países como a Venezuela que, apesar de terem riqueza, não conseguem refleti-la na sua economia.

No plano de segurança, será assinado um convênio de assistência brasileira à polícia e a segurança presidencial.

Brasil e El Salvador mantêm ainda em sua agenda o tema energético, já que o país centro-americano é beneficiário da cooperação triangular do acordo Brasil-Estados Unidos sobre biocombustíveis, e inclusive já existe uma empresa brasileira trabalhando nesse setor no país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host