UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 16h26

O mundo oferece ajuda ao Chile após terremoto

Estados Unidos, Brasil, ONU e vários países europeus manifestaram seu pesar e ofereceram ajuda após o terremoto que abalou o Chile na madrugada deste sábado, matanto 147 pessoas.

O presidente americano, Barack Obama, lamentou as "centenas de mortos" no tremor e disse que os Estados Unidos "estão prontos para ajudar" as autoridades chilenas nas operações de socorro e reconstrução.

"Fui informado hoje por minha equipe de Segurança Nacional das ações adotadas para proteger nossos cidadãos e para ajudar nossos amigos chilenos". "As primeiras informações indicam que centenas de pessoas perderam a vida no Chile e que os danos materiais são severos", disse Obama, acrescentando que ele e sua esposa, Michelle, manifestaram suas "condolências ao povo chileno".

"Os Estados Unidos estão prontos para ajudar nas operações de salvamento e de reconstrução, e vamos responder a qualquer pedido de auxílio do governo chileno", garantiu Obama.

Mais cedo, a Casa Branca emitiu um comunicado destacando que "nossos pensamentos e nossas orações estão com os chilenos e estamos prontos para ajudá-los", salientando que Washington acompanha de perto a situação, "especialmente diante da possibilidade de tsunami" no território americano do oceano Pacífico.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou sua "profunda preocupação" e se colocou à disposição para oferecer "a assistência que for necessária", informou a chancelaria em Brasília.

Lula pediu ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e ao ministério das Relações Exteriores que realize "uma primeira avaliação da situação e as medidas de assistência que o Brasil possa adotar".

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, manifestou suas "condolências aos que perderam membros da família e amigos" na tragédia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host