UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 17h11

Terremoto: ondas de quase dois metros atingem Polinésia

O arquipélago das Ilhas Marquesas, no nordeste da Polinésia, foi atingido entre 7h e 8h deste domingo (14h-15h Brasília de sábado) por uma série de ondas de quase dois metros, em consequência do terremoto que sacudiu o Chile, informou uma autoridade local.
 

  • Jose Luis Saavedra/Reuters

    Equipes de resgate procuram sobreviventes entre escombros de um complexo de apartamentos que desabou parcialmente na cidade de Concepción durante tremor que atingiu o Chile

Alguns barcos sofreram danos menores e não há registro de vítimas. O mar recuou cerca de 15 metros entre uma onda e outra, disse um funcionário.

As ilhas de Tahiti e Moorea, onde vive a maior parte da população polinésia, foram atingidas às 8h (15h), mas as vagas tinham menos de 50 centímetros.

Mortos em terremoto passam de 140 no Chile; saiba mais

Ondas de menos de um metro atingiram ainda, às 6h30 local (13h30) o arquipélago das ilhas Gambier, na Polinésia francesa, sem provocar danos importantes, revelaram funcionários locais.

O alerta de tsunami foi acionado na Polinésia a partir das 4h (11h), com a interrupção do tráfego na costa e o fechamento de repartições e escolas.

Milhares de pessoas foram retiradas da região costeira do Tahiti, mas alguns habitantes se negaram a sair de suas casas por medo de serem roubados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h50

    -0,21
    3,263
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host