UOL Notícias Notícias
 

28/02/2010 - 10h44

Chile: 100 pessoas presas em prédio derrubado pelo sismo em Concepción

Pelo menos 100 pessoas ficaram presas em um edifício em Concepción, derrubado na madrugada de sábado pelo terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile, informou neste domingo a prefeita da cidade, Jacqueline van Rysselberghe.

"As horas e o tempo são o fator crítico para salvar as pessoas que estão aqui dentro", disse a prefeita, entrevistada pelo canal estatal de televisão no local da tragédia.

Van Rysselberghe criticou o governo chileno pela demora no envio de equipes de socorro.

"É uma vergonha que não tenham conseguido chegar ontem", afirmou.

A televisão estatal mostrou imagens da moderna estrutura de 15 andares e 80 apartamentos, que apesar de ser um imóvel com apenas um ano de uso, não resistiu ao tremor, tombando em direção a uma encosta.

"Foi impressionante, porque os pilares se moviam de um lado a outro, e depois afundou e ficou destruído", contou Ewin Jiménez, um dos sobreviventes, que conseguiu escapar pela janela de seu apartamento.

Nas primeiras horas de domingo, socorristas dos bombeiros conseguiram resgatar três corpos dos escombros da construção, enquanto ainda era possível ouvir gritos de pessoas presas pedindo socorro.

As equipes de resgate começaram a perfurar a estrutura para permitir a entrada de oxigênio em locais onde pode haver vítimas presas.

"Tivemos um dia dramático, com um terremoto que causou danos enormes. Acreditamos que o número de mortos aumentará, devido às pessoas que estão sob os escombros", lamentou Jaime Tohá, intendente (governador) da região de Biobío, a mais desvastada pelo sismo.

O edifício derrubado fica no centro de um bairro moderno de Concepción, 500 km ao sul de Santiago.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host