UOL Notícias Notícias
 

28/02/2010 - 23h00

Concepción tem toque de recolher após terremoto

O toque de recolher vigorava na noite deste domingo na cidade de Concepción, a mais afetada pelo terremoto que abalou o Chile na madrugada de sábado, comprovou a AFP no local.

A medida, decretada pelo comandante militar Guillermo Ramírez, vigora até às 06H00 local de segunda-feira e qualquer pessoa circulando sem autorização será detida e entregue à polícia.

O toque de recolher em Concepción - 500 km ao sul de Santiago - teve início às 21H00 local para combater a onda de saques registrada durante o dia.

"Recomendo aos delinquentes que não se metam com as Forças Armadas. Vamos atuar com rigor, mas dentro da lei", garantiu Ramírez.

No final da tarde, os militares alertaram com megafones sobre o toque de recolher, que era observado estritamente agora a noite.

O terremoto que sacudiu o Chile matou ao menos 708 pessoas, segundo o último boletim oficial.

Concepción, cidade de 500 mil habitantes, estava as escuras e sem os serviços de comunicações na noite de hoje.

Na região de Maule, onde se registrou a maior parte das mortes e dos desaparecimentos, o general-de-brigada Bosco Pesse descartou o toque de recolher por considerar que a situação da ordem pública está sob controle.

A presidente Michelle Bachelet decretou hoje o "estado de exceção de catástrofe" para as zonas de Maule e Biobio, por 30 dias, para "garantir a ordem pública e acelerar a entrega de ajuda".

Bachelet também determinou a distribuição gratuita de alimentos e gêneros de primeira necessidade à população nas zonas devastadas.

A polícia agiu neste domingo para evitar saques em Concepción, incluindo ao supermercado Líder, em pleno centro da cidade.

A TV estatal exibiu imagens de policiais utilizando jatos d'água para dispersar centenas de pessoas que tentavam saquear o supermercado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host