UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 20h10

Clinton quer GB e Argentina negociando sobre Malvinas

A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, disse nesta segunda-feira que deseja que Grã-Bretanha e Argentina se sentem para conversar sobre as Malvinas, após o aumento da tensão pela prospecção de petróleo realizada pelos britânicos no arquipélago.

"O que queremos é facilitar o diálogo", destacou Clinton no avião que a levava de Montevidéu a Buenos Aires, após assistir a posse do presidente uruguaio, José Mujica.

"Não estamos interessados e não temos qualquer papel real para determinar uma decisão (...), mas queremos que conversem e tratem de resolver os assuntos pendentes entre eles", disse a secretária de Estado.

Clinton deve se reunir em Buenos Aires com a presidente argentina, Cristina Kirchner, antes de viajar na terça-feira ao Chile, para verificar o impacto do terremoto que abalou o país no sábado passado.

A tensão entre Buenos Aires e Londres aumentou na semana passada, quando foram iniciadas as operações de uma plataforma de petróleo britânica na bacia das Malvinas, no arquipélago que a Argentina reclama.

Em 1982, Argentina e Grã-Bretanha travaram uma guerra pelas Malvinas que terminou com a derrota das tropas da última ditadura argentina (1976-1983).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host