UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 16h24

Hillary se compromete a aprofundar relação dos EUA com Uruguai

Os Estados Unidos trabalharão com o Uruguai para aprofundar seus laços tendo como base "o interesse e respeito mútuos", disse nesta segunda-feira a secretária de Estado, Hillary Clinton, que viajou a Montevidéu para assitir à cerimônia de posse do ex-guerrilheiro José Mujica.

Hillary, que pela manhã se reuniu com Mujica e ao meio-dia com o presidente que deixa o cargo Tabaré Vázquez, disse à imprensa após os encontros que "nos comprometeremos a continuar uma relação baseada no interesse e respeito mútuos" e "seguiremos trabalhando juntos".

A secretária de Estado, que já havia visitado o Uruguai em 1998 como primeira-dama, elogiou a democracia uruguaia, qualificando-a de "muito firme".

Após a reunião com Mujica, Clinton disse em uma coletiva de imprensa junto dele que "nos unimos a você para comemorar a sua grande democracia e os avanços" conquistados por seu país.

"Seu país é um modelo para muitos outros, não apenas em nosso hemisfério, mas sim em todo o mundo", acrescentou, dizendo "aplaudir a forma como o governo está unificando e reunindo inclusive os partidos de oposição para trabalhar" pelo Uruguai.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,68
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,44
    64.861,92
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host