UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 12h03

UE fecha acordo de livre comércio com Peru e Colômbia

A União Europeia (UE) fechou um acordo de livre comércio com Peru e Colômbia, anunciou nesta segunda-feira a Comissão Europeia, após a nona rodada de negociações entre as partes ocorrida em Bruxelas.

"Durante a nona rodada de negociações que aconteceu em Bruxelas, os negociadores chegaram a um acordo sobre os elementos chave de um ambicioso acordo comercial que vai inaugurar novas relações comerciais e investimentos entre a União Europeia e os países andinos signatários", afirma a Comissão Europeia em um comunicado.

O acordo prevê a liberalização do comércio de produtos industriais e de pesca. A partir da entrada em vigor do tratado, 80% do comércio de produtos industriais será aberto com o Peru e 65% com a Colômbia.

"Isto abrirá novas perspectivas de acesso aos mercados para os exportadores de todas as partes signatárias em frutos e hortaliças, pesca, automotores, eletrônica e maquinaria, vinhos e bebidas alcóolicas, sem falar nos serviços, como as telecomunicações, serviços bancários, etc", informa o comunicado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,79
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    1,18
    65.148,35
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host