UOL Notícias Notícias
 

02/03/2010 - 12h36

Crianças dos EUA 'beliscam' três vezes por dia entre refeições

As crianças norte-americanas devoram batatas fritas ou guloseimas três vezes por dia além das refeições, o que favorece a obesidade infantil, afirma um estudo norte-americano divulgado nesta terça-feira.

O estudo realizado pela Universidade da Carolina do Norte com 31 mil crianças entre 1977 e 2006 mostra que, nos últimos anos, 98% das crianças admitiram consumir lanches durante o dia além das refeições, contra 74% no fim dos anos 1970.

"Algumas crianças, principalmente as menores, beliscam quase de forma contínua durante todo o dia", afirma Barry Popkin, professor de nutrição na Universidade de Chapel Hill e principal autor do estudo, divulgado na edição de março da revista Health Affairs.

"Esses dados são preocupantes porque cada vez mais crianças nos EUA adotam uma forma de comer disfuncional que pode levar à obesidade", acrescentou.

Uma em cada três crianças ou adolescentes nos EUA é obesa ou tem sobrepeso e a obesidade pode provocar o surgimento de doenças crônicas desde cedo, como hipertensão, diabetes ou doenças cardiovasculares.

"As crianças fazem três refeições por dia, mas consomem também certos lanches, com muitas calorias, mas sem valor nutricional", acrescentou o professor Popkin.

Esses lanches entre as refeições trazem em média 168 calorias adicionais por dia, e até 182 calorias diárias a mais para as crianças menores, de 2 a 6 anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host