UOL Notícias Notícias
 

02/03/2010 - 14h37

Espanha envia avião ao Chile com hospital de campanha e equipes de resgate

A Espanha enviou ao Chile um avião com equipes de resgate e um hospital de campanha, entre outros materiais de ajuda de emergência, para suavizar os efeitos do terremoto que abalou, sábado, o país sul-americano.

O avião, que partiu nesta terça-feira para Santiago do Chile, onde chegará às 23h45 locais (0h45 de quarta-feira, hora de Brasília), leva, também, "cinco equipes de busca, com a ajuda de cães treinados, e outras duas de avaliação de estruturas", informou a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aecid).

Um total de 62 pessoas, entre elas bombeiros e pessoal de saúde, viajam no avião, acompanhadas por 17 cães adestrados no rastreamento de pessoas sob os escombros.

Trata-se do primeiro avião com ajuda humanitária enviado pela Espanha depois do pedido oficial de ajuda feito segunda-feira pelo governo chileno à comunidade internacional para enfrentar os efeitos do sismo que, no sábado, assolou o centro e o sul do país sul-americano.

O terremoto, de 8,8 graus de magnitude, e o tsunami que se seguiu, varrendo o litoral chileno, causou, até o momento, 723 mortos, deixando dois milhões de desabrigados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host