UOL Notícias Notícias
 

03/03/2010 - 13h19

Controladores do aeroporto Kennedy deixaram menino orientar aviões

Os controladores aéreos do aeroporto Kennedy de Nova York deixaram uma criança monitorar, pelo rádio, a decolagem de vários aviões, até ser suspenso pela autoridade aeronáutica americana.

"Esta conduta não é aceitável e não demonstra o tipo de profissionalismo que esperamos de todos os empregados da Associação Federal da Aviação", indicou nesta quarta-feira à AFP seu porta-voz, Jim Peters.

O diálogo entre a torre de controle e o avião do voo 171 da companhia aérea Jet Blue foi captado em uma tarde de fevereiro pelo canal de televisão Fox de Boston, que o divulgou e desencadeou a polêmica.

"Jet Blue 171, tem autorização para decolar", diz a voz infantil falando com os pilotos do avião, que esperavam autorização para partir do aeroporto Kennedy com destino a Sacramento (Califórnia).

"Estamos saindo Jet Blue 171, um bom trabalho", responde o piloto, rindo, ao jovem controlador aéreo.

Em outra conversa, ouve-se o menino dar autorização ao voo 195 da mesma aerolínea, com destino a Las Vegas (Nevada), e depois a um voo internacional, ao dar instruções a um piloto da Aeroméxico.

"MX 403, contato de saída, adeus!", diz o menino. "Contato de saída Aeroméxico 403. Adeus!", responde o piloto da aeronave mexicana, antes de decolar com destino à Cidade do México.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host