UOL Notícias Notícias
 

03/03/2010 - 15h00

Zuma é recebido pela rainha Elizabeth II em meio à polêmica

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, foi recebido nesta quarta-feira em Londres pela Rainha Elizabeth II com toda a pompa reservada aos chefes de Estado, em meio a uma polêmica sobre sua vida privada, que ameaça tirar o brilho da viagem.

A rainha da Inglaterra, acompanhada de seu marido, o Duque de Edimburgo, e o presidente Zuma passaram em revista a Guarda de Honra na Horse Guards Parade antes de serem conduzidos em carruagem até o palácio de Buckingham, onde o líder sul-africano e uma de suas esposas ficarão até sexta-feira.

O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, faltou a sessão semanal de sabatina no Parlamento para assistir à cerimônia, que marcou o início oficial da visita de Estado.

O presidente da África do Sul será o convidado de honra de um banquete no Palácio de Buckingham nesta quarta-feira à noite e se reunirá na quinta-feira com Brown em Downing Street, onde ambos abordarão questões como o Zimbábue e as relações econômicas bilaterais.

Zuma, de 67 anos, primeiro presidente sul-africano abertamente polígamo, vem sendo muito criticado em seu país pelo recente anúncio do nascimento de seu vigésimo filho, fruto de uma relação extraconjugal com a filha de um organizador da Copa do Mundo de futebol da África do Sul 2010.

O presidente se casou cinco vezes, mas uma de suas esposas morreu e a outra se divorciou. A mais recente, Tobeka Madiba, o acompanha nesta viagem.

Segundo analistas, o presidente sul-africano conta com a visita para reforçar sua estrutura política, mas a imprensa britânica mais conservadora o acolheu com críticas.

"Jacob Zuma é um homem intolerante e obcecado por sexo. Por que a Grã-Bretanha deve se mostrar agradável com este homem?", escreveu o Daily Mail.

Em uma entrevista com o Star, um jornal de Joanesburgo, Zuma disse que os comentários representam uma falta de respeito com sua cultura zulú e uma visão colonialista.

"Quando os britânicos vieram ao nosso país, decretaram que tudo o que fazíamos era bárbaro, ruim e inferior de todas as maneiras. Não sei porque seguem pensando que sua cultura é superior às demais", disse.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host