UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 11h39

Líderes religiosos pedem a iraquianos que compareçam às urnas

Os dirigentes religiosos sunitas e xiitas do Iraque pediram nesta sexta-feira aos iraquianos que compareçam às urnas no domingo.

Nesta sexta-feira, dia de orações para os muçulmanos, durante os sermões nas mesquitas, os imãs conclamaram os iraquianos a votar, inclusive nas regiões sunitas que boicotaram em grande parte as eleições de 2005.

A participação dos sunitas é considerada essencial para as eleições, que devem marcar o retorno desta comunidade ao cenário político.

Em Baaquba, cidade de maioria sunita situada 60 km ao norte de Bagdá, do alto dos minaretes, os habitantes ouviam os chamados.

"Devem ir aos centros de votação e depositar o voto na urna, pois disso depente nosso futuro", declarou aos fiéis o xeque Abdel Rahman al-Jurari na mesquita sunita do centro da cidade.

Nesta sexta-feira, último dia de campanha, votavam antecipadamente 1.400.000 iraquianos residentes no exterior, em 80 cidades de 16 países.

mais de um milhão de eleitores residentes no exterior.

As eleições são realizadas a menos de seis meses da retirada do Iraque das forças americanas de combate.

Em Ramadi, capital de Al Anbar, que foi bastião da insurreição sunita depois da invasão do Iraque pelo exército americano, em 2003, os imãs também convocavam a participação popular, o mesmo acontecendo em Karbala.

"As altas autoridades religiosas destacam a importância do ato de votar", declarou Ahmed al Safi, representante do grande aiatolá Ali Sistani de Karbala, qualificando o processo eleitoral de "questão vital".

Na véspera, um atentado triplo causou 33 mortos e 55 feridos em Baaquba, capital da província de Diyala.

Os ataques foram praticados apesar do rigoroso dispositivo de segurança adotado para as eleições. Só em Bagdá, 200.000 policiais e soldados serão mobilizados domingo, e o trânsito de veículos estará proibido nas cidades.

As fronteiras do país e os aeroportos permanecerão fechados a partir da noite deste sábado até a manhã de segunda-feira, indicou o comando militar de Bagdá.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host