UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 16h08

Zuma é recebido pelo príncipe Charles no último dia de sua visita de Estado

O presidente sul-africano, Jacob Zuma, concluiu nesta sexta-feira uma visita de Estado de três dias a Londres com uma reunião com o príncipe Charles, herdeiro do trono britânico.

Na reunião foi informado sobre o trabalho feito por organizações do príncipe especializadas em desenvolvimento sustentável. O presidente saiu pouco antes do palácio de Buckingham, a residência oficial da rainha Elizabeth II, onde ficou hospedado durante sua permanência com a terceira e mais recente de suas esposas, Tobeka Madiba.

Durante a visita de Estado, acompanhada pela polêmica sobre sua poligamia e pelo nascimento recente de seu vigésimo filho de uma relação extraconjugal, o presidente sul-africano também conversou com o primeiro-ministro, Gordon Brown, com quem abordou o tema do Zimbábue.

Em uma coletiva de imprensa conjunta, Brown reiterou que seu partido quer ver avanços democráticos no Zimbábue antes de estudar a possibilidade de retirar as sanções da União Europeia (UE), como pede Zuma.

Nesta sexta-feira, cerca de 50 pessoas fizeram uma manifestação durante a visita de Zuma à embaixada da África do Sul em Londres. "Nos envergonha, Zuma", gritaram os manifestantes, acusando seu país de não pressionar suficientemente o presidente do Zimbábue Mugabe para que cesse as violações dos direitos humanos.

A África do Sul, tradicional mediadora do Zimbábue, aumentou seus esforços desde a crise política iniciada em março de 2008, após a derrota eleitoral de Mugabe, no poder desde 1980.

Mugabe e o líder da oposição Morgan Tsvangirai formaram um governo de união em fevereiro de 2009, mas a UE estimou neste ano que os progressos conquistados em relação aos direitos humanos não eram suficientes para retirar as sanções.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h40

    0,05
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h42

    0,48
    62.964,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host