UOL Notícias Notícias
 

06/03/2010 - 13h15

Ban Ki-moon entregará relatório à ONU sobre efeitos do terremoto no Chile

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou neste sábado que entregará na quarta-feira à organização um relatório completo dos efeitos do terremoto e da tsunami no Chile ocorridos há uma semana, depois de visitar cidades devastadas no sul do país.

"Entregarei um relatório à Assembleia Geral das Nações Unidas e discutiremos com a comunidade internacional qual é a melhor maneira de as Nações Unidas ajudarem e mobilizarem a assistência humanitária", disse Ban Ki-moon enquanto percorria Concepción e Talcahuano, regiões atingidas pelo sismo, e indicou que entregará seu informe na quarta-feira à ONU.

"Estou aqui para estender minha solidariedade e condolências a todas as pessoas que perderam suas vidas por causa da tragédia", disse o líder da ONU, acompanhado do chanceler chileno Mariano Fernández e do intendente da região de Bío bío, Jaime Tohá.

Ban Ki-moon visitou também a unidade do Exército e os escombros do edifício Alto Río, que após o seu desabamento se tornou a principal imagem da catástrofe, constatou a AFP.

Concepción é a segunda cidade mais importante do Chile, localizada 500 km ao sul de Santiago, e no litoral, a cidade portuária de Talcahuano sofreu os efeitos do maremoto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,22
    3,148
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,64
    65.099,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host