UOL Notícias Notícias
 

06/03/2010 - 21h38

Oficial enviado ao Afeganistão vence campeonato de memória nos EUA

Um oficial de 36 anos que trabalha para os serviços de inteligência da Marinha e que já foi enviado ao Afeganistão se tornou neste sábado o vencedor do concurso de memória dos Estados Unidos.

Ronnie White, de Forth Worth (Texas), e capaz de memorizar em menos de um minuto e meio a ordem de um baralho, ganhou pelo segundo ano consecutivo as olimpíadas americanas da memória.

"Estou mais que feliz, porque tinha que demonstrar a mim mesmo que a vitória do ano passado não foi um golpe de sorte: agora estou totalmente em paz", comentou White à AFP, após ser premiado.

Cinquenta "atletas mentais" competiram o dia todo na sala Con Edison no centro de Manhattan, terminando com quatro finalistas, que decidiram a competição em uma prova de "morte súbita" com dois baralhos completos.

As outras provas incluíam a memorização dos nomes de 99 pessoas mostradas em fotos, lembrar sem erros um poema inédito ou reproduzir na ordem correta um número de mais de 100 dígitos.

Nelson Dellis, estudante de informática de 26 anos, tirou de White o recorde dos Estados Unidos na prova dos números, ao memorizar 178 dígitos na ordem correta em cinco minutos.

Os dois homens garantem não ser superdotados e afirmam que simplesmente exercitam mais seu cérebro.

"Pratico todos os dias pela manhã ou à noite, pelo menos durante uma hora", explicou Dellis, que ficou em terceiro lugar na competição, atrás de Ram Kolli, de 29 anos, consultor de risco da Califórnia.

Os competidores explicaram que utilizaram técnicas que consistem, por exemplo, em atribuir uma imagem visual a cada coisa que memorizam. "Tudo o que quiser memorizar, tem que converter em uma imagem. Eu, por exemplo, para cada naipe do baralho, tenho um nome próprio de pessoa", explicou White.

E uma boa memória muda a vida diariamente. "Se te apresentam uma pessoa, dentro de seis meses você se lembra do nome", disse o texano, acrescentando que "se isso é com relação aos negócios, te ajudará".

White representará os EUA no campeonato mundial de memória, que será realizado na China em novembro de 2010.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host