UOL Notícias Notícias
 

06/03/2010 - 17h26

Peru se prepara para simulação de terremoto em setembro

O Peru realizará no dia 10 de setembro uma simulação de terremoto que permitirá que as autoridades organizem um plano de ação de prevenção de terremotos, informou o presidente Alan García.

"Não pode haver ação sem resultados. Por isso proponho que, em seis meses, no dia 10 de setembro, ocorra uma espécie de simulação nacional do terremoto, com um plano piloto em Lima", disse García para autoridades de saúde e segurança do país.

A simulação colocará à prova a capacidade de reação da população e dos serviços de emergência em uma situação de desastre, em um país altamente sensibilizado pelo forte terremoto que afetou o Chile no dia 27 de fevereiro.

O anúncio foi feito durante a apresentação do plano de ação de prevenção de terremotos em uma cerimônia realizada no Palácio de Governo, onde o presidente explicou que a simulação é importante porque já "passou bastante tempo desde o último terremoto (em Lima)".

Além disso, afirmou que no Peru "estamos próximos de outro terremoto e os tremores do Haiti e do Chile devem fazer com que pensemos muito seriamente" em transformar o plano de prevenção de terremotos em uma política de Estado.

O presidente falou também sobre a compra e implementação de um sistema de alerta de tsunamis, tecnologia solicitada há anos pelo Instituto Geofísico do Peru.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,38
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,41
    65.277,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host