UOL Notícias Notícias
 

08/03/2010 - 17h55

Exclusão de partido de Berlusconi leva caos às eleições

Um tribunal de Lazio não aceitou nesta segunda-feira, devido a irregularidades, a lista apresentada para as eleições locais de Roma pelo partido Povo da Liberdade (PdL), do presidente Silvio Berlusconi, gerando incertezas a apenas duas semanas do pleito.

A lista, que inclui vereadores e líderes locais do PdL, foi negada pelo Tribunal Administrativo, abrindo espaço para um verdadeiro caos nas eleições dos dias 28 e 29 de março.

Outra lista, da candidata do PdL ao governo da região de Roma, Renata Polverini, foi admitida na sexta-feira no último momento pela Corte de Apelações.

O governo italiano aprovou na sexta-feira um "decreto" especial com o objetivo de reincorporar os candidatos do partido do primeiro-ministro excluídos das listas devido a irregularidades em suas candidaturas.

Políticos da oposição consideram o decreto inconstitucional, e foi iniciada uma briga sem precedentes.

Os advogados do PdL anunciaram que vão recorrer ao Conselho de Estado para que a lista seja aceita.

As eleições regionais em 13 das 20 províncias italianas são um teste para a coalizão conservadora de Berlusconi, atingida por uma série de escândalos de corrupção e sexo.

O decreto do primeiro-ministro foi duramente criticado pela oposição de esquerda, que realizou no fim de semana manifestações de protesto em várias cidades contra a readmissão das listas.

Até o presidente da República, Giorgio Napolitano, foi criticado por aprovar o decreto, afirmando que as eleições não poderiam ser válidas se o maior partido não participasse.

Uma pesquisa, publicada no jornal Corriere della Sera, estima que a popularidade do governo baixou para 39% em março em comparação com os 42% de fevereiro.

Segundo a imprensa, mais que irregularidades, os líderes do PdL demonstraram uma total ausência de profissionalismo na apresentação das listas, modificando nomes no último momento e chegando após o horário marcado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host