UOL Notícias Notícias
 

09/03/2010 - 17h51

Primeiro-ministro grego se reúne com Obama em Washington

O primeiro-ministro grego, Georges Papandreou, reuniu-se nesta terça-feira com o presidente Barack Obama, e pediu aos Estados Unidos as medidas necessárias contra os especuladores que, segundo ele, estão aprofundando a crise econômica enfrentada pelo governo de Atenas.

Enquanto Papandreou se dirigia à reunião a portas fechadas no salão Oval da Casa Branca, o porta-voz presidencial, Robert Gibbs, respondia a perguntas sobre como Washington vai apoiar a crise na Grécia.

"Esse é um assunto que cabe à União Europeia", disse Gibbs, acrescentando que essa também era a posição dos aliados dos EUA na Europa. "Isso é algo que os europeus podem e devem resolver".

O ministro das Finanças grego, Georges Papaconstantinou, declarou em Washington antes da reunião que seu país não busca um resgate financeiro, e sim obter crédito a um custo razoável.

Disse esperar "mais transparência" nos mercados financeiros internacionais, e afirmou que esta questão exige uma "resposta mundial".

"Não queremos um resgate financeiro. Tentamos obter crédito nos mercados financeiros de acordo com nossa condições", declarou o ministro, durante uma entrevista para a rede de televisão CNBC.

Já a presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou que "os gregos podem estar certos de que os EUA estarão a seu lado nestes tempos difíceis".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host