UOL Notícias Notícias
 

10/03/2010 - 16h24

Escoteiros foram vítimas do nazismo, informa organização mundial

O movimento dos escoteiros foi uma "vítima do regime nazista", informou, nesta quarta-feira, o Birô Mundial do Escotismo (BMS), em comunicado publicado em Genebra.

"Em janeiro de 1933, antes da tomada do poder pelo partido nazista, a Juventude Hitlerista havia manifestado sua hostilidade com relação ao escotismo, dizendo que só ela poderia representar a juventude alemã", informou o BMS.

Segundo documentos da contraespionagem britânica (MI5), divulgados na segunda-feira, o fundador do movimento, o britânico Robert Baden Powell, foi convidado a se reunir com Adolf Hitler para tecer relações entre sua organização e as Juventudes Hitleristas.

Baden Powell se encontrou, em novembro de 1937, com Hartmann Lauterbacher, um alto dirigente do movimento juvenil nazista, em reunião organizada pelo então embaixador alemão em Londres, Joachim von Ribbentrop, que no ano seguinte se tornou ministro das Relações Exteriores de Hitler.

O fundador do movimento dos escoteiros enviou uma carta ao embaixador no dia seguinte, refletindo a impressão que o encontro havia deixado.

"Estou agradecido com o tipo de conversação que tivemos e que me abriu os olhos para o sentimento de seu país com a Grã-Bretanha, que acho que corresponde exatamente ao sentimento que eu tenho pela Alemanha", escreveu, segundo carta incluída nos documentos publicados pelos arquivos nacionais britânicos.

"Espero, sinceramente, que possamos expressá-los em um futuro próximo, através da juventude dos dois países", acrescentou.

"O tom da carta foi cortês e diplomático", comentou a direção mundial da organização, destacando que as relações entre o escotismo e as Juventudes Hitleristas eram muito tensas.

"O plano de invasão da Grã-Bretanha pelos nazistas, preparado em 1940 pelo general SS Walter Schellenberg, previa a detenção de 2.800 cidadãos britânicos de relevância, entre eles o lorde Baden Powell e os principais dirigentes do Birô Internacional do Escotismo", lembrou o BMS.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host