UOL Notícias Notícias
 

10/03/2010 - 12h53

Grande operação conjunta contra a máfia nos EUA e na Itália

As autoridades italianas lançaram uma grande operação conjunta de combate à máfia na Itália e nos Estados Unidos durante a qual foram detidas 20 pessoas na Sicília (sul) e seis em Nova York e Miami, indicaram nesta quarta-feira fontes da imprensa italiana.

A operação, iniciada há dois anos, foi coordenada pelos juízes de Palermo, capital da Sicília, que emitiram 20 ordens de captura por associação mafiosa, lavagem de dinheiro, extorsão, tentativa de assassinato e tráfico de drogas.

Com as detenções, as autoridades desmantelam a poderosa família de Santa Maria di Gesu, que atua em Palermo, assim como suas ramificações nos Estados Unidos.

Os chefes do cartel familiar, Gioacchino Corso e seu irmão Giampaolo, foram detidos na capital siciliana.

Durante a operação nos Estados Unidos, realizada com a colaboração do FBI, foram apreendidos documentos e armas, indicaram as fontes.

Na Itália, a Polícia descobriu uma lista com as vítimas de extorsão, uma espécie de imposto da máfia, e confiscou importantes quantias em dinheiro pertencentes à organização criminosa.

"Trata-se de um resultado importante que mostra a eficácia da cooperação internacional", assegurou o vice-ministro italiano do Interior, Alfredo Mantovano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host