UOL Notícias Notícias
 

11/03/2010 - 09h10

Biden aprecia resposta de Israel

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou apreciar a resposta de Israel às críticas que fez após o anúncio, durante sua visita, da construção de 1.600 casas em um assentamento em Jerusalém Oriental anexado, em um discurso nesta quinta-feira na Universidade de Tel Aviv.

"Às vezes apenas um amigo pode falar as verdades que são mais difíceis de expressar, e aprecio a resposta do primeiro-ministro hoje", afirmou Biden, no último dia de sua visita a Israel e aos territórios palestinos.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu pediu desculpas nesta quinta-feira pelo "mau momento" escolhido para o anúncio do projeto de construção.

O gabinete de Netanyahu afirmou que a crise entre Israel e Estados Unidos estava superada.

Biden tomou nota do "esclarecimento" de Netanyahu, que disse que a execução do polêmico projeto em Jerusalém Oriental provavelmente levará anos.

"Isto é importante porque dá aos negociadores o tempo para resolver este problema, assim como outras questões difíceis", disse o vice-presidente de Barack Obama.

Biden também elogiou o fato de Netanyahu ter anunciado a abertura de um processo para impedir que este tipo de situação volte a acontecer.

O ministério israelense do Interior anunciou na terça-feira o projeto de construção de 1.600 casas para colonos em Ramat Shlomo, bairro judeu ortodoxo que fica na área oriental de Jerusalém, que nunca teve anexação por Israel em 1967 reconhecida pela comunidade internacional.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host