UOL Notícias Notícias
 

11/03/2010 - 13h35

Chile: alerta de tsunami força evacuação do Congresso, após posse de Piñera

Mil e duzentas pessoas tiveram que evacuar, nesta quinta-feira, o Congresso situado em Valparaíso, após a posse do presidente chileno, Sebastián Piñera, por causa de um alerta de tsunami, lançado pela Marinha, em seguida a um forte terremoto, constatou a AFP.

Usando alto-falantes, funcionários do Legislativo pediram aos presentes à cerimônia que deixassem o prédio, situado no porto de Valparaíso (120 km a oeste de Santiago), por causa da emergência.

"Recomendamos a todos que tranquilamente deixem o edifício, por medida de segurança", gritava um funcinário pelos corredores do Congresso.

O alerta de tsunami, lançado pela Marinha, compreende de Valparaíso (centro) à Região dos Lagos (sul) e ocorre depois de três fortes réplicas (7,2; 6,9 e 6,0 na escala Richter), que se seguiram ao terremoto de 8,8 graus e da tsunami que devastaram o país em 27 de fevereiro.

"Este é um alerta preventivo, não queremos alarmar ninguém, mas queremos tomar precauções para evitar perdas de vidas e acidentes. Melhor prevenir do que remediar", disse, depois, o recém-empossado presidente chileno, Sebastián Piñera.

Piñera disse ter instruído seu ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, a visitar a Organização Nacional de Emergências (Onemi) para tomar conhecimento da situação.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,32
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,56
    63.760,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host