UOL Notícias Notícias
 

11/03/2010 - 14h26

"Obrigado presidente, nos veremos em 2014" dizem populares na despedida de Bachelet

Com a mão no coração, Michelle Bachelet apareceu nesta quinta-feira pela última vez na sacada do Palácio de La Moneda numa emocionada despedida a milhares de pessoas em frente que gritavam seu nome.

O fato aconteceu quando a presidente se dirigiu ao palácio para apertar a mão de cada um de seus assessores, mas a presença de populares do lado de fora acabou roubando a cena; através de alto-falantes era transmitida uma canção de Isabel Parra (filha da emblemática cantora, compositora e folclorista Violeta Parra) com os dizeres "Cuatro años pasaron Michelle, se fueron volando".

"Obrigada presidente, nos veremos em 2014", dizia uma faixa colocada em frente aos portões do Palácio.

"Vim ver a presidente. Estive aqui no dia em que assumiu o governo e volto agora", contou à AFP David Orellana, um admirador de 45 anos, em meio à multidão que se aglomerava na esplanada do La Moneda.

"Ela foi recepcionada no governo com o drama do Transantiago (o serviço de transporte público que, no início de sua administração, trouxe sérios contratempos); no meio de sua gestão, foi golpeada pela crise econômica, e agora termina com o terremoto. Que mulher resiste a isso? Bachelet é uma presidente de verdade", insistiu Orellana.

Pessoas de todas as idades agitavam lenços brancos, bandeiras do Chile, do Partido Socialista, e mostravan cartazes com fotos de uma presidente tão sorridente quanto a que saudava as pessoas, da sacada do Palácio.

"Michelle é o máximo, sentimo-nos orgulhosos de que tenha sido nossa presidente, sempre ao lado dos mais necessitados", comentou a funcionáriaadministrativa Luz Gálvez.

Sua companheira de trabalho Rosalba Morales completou: "era muito acolhedora, muito próxima. E é isso o que a fez tão popular".

Segundo as pesquisas, Bachelet deixa o poder com 84% de popularidade.

O jornal satírico The Clinic resumia numa manchete o sentimento popular: "No te vayas, mamá".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,45
    3,141
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,39
    64.684,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host