UOL Notícias Notícias
 

11/03/2010 - 11h20

Sarkozy e Merkel querem proibir especulação sobre derivativos

O presidente francês Nicolas Sarkozy, a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, querem proibir a especulação com derivativos financeiros e investigar as manobras desse tipo lançadas contra a Grécia.

Em uma carta conjunta divulgada nesta quinta-feira pela Presidência francesa, datada do dia 10 de março, os três dirigentes e o primeiro-ministro grego Giorgos Papandreou instaram a Comissão Europeia a abrir "rapidamente uma investigação para determinar o papel e o impacto da especulação com os CDS (Credit Default Swaps, contratos sobre riscos de interrupção de pagamentos) sobre as obrigações de Estados europeus".

Os CDS são produtos financeiros que permitem que o detentor de um título da dívida se proteja contra o risco de insolvência do emissor. Seu preço deve ser proporcional ao risco que se corre.

Mas esses produtos são utilizados cada vez mais por especuladores que compram CDS de riscos aos quais não estão diretamente expostos, apostando em uma interrupção de pagamentos do emissor.

Isso é o que acontece atualmente com a Grécia: os especuladores compram maciçamente CDS ligados a sua dívida soberana, o que alimenta um risco de interrupção dos pagamentos do país e incita os investidores a venderem euros.

"Se esta investigação revelar abusos do mercado ou indicar que a especulação teve um impacto considerável sobre as taxas de juros, teremos que examinar medidas e adotar os textos legislativos ou normativos necessários para pôr fim a esta prática", indica a carta.

Entre as medidas a serem adotadas, os dirigentes europeus propõem "a proibição das transações especulativas sobre os CDS", assim como a imposição de "um prazo mínimo de posse" dos mesmos.

A carta foi enviada ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e ao chefe de governo espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, cujo país exerce a Presidência da União Europeia (UE) até junho.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host