UOL Notícias Notícias
 

13/03/2010 - 20h58

Morales: presidentes de Rússia e França querem convites para cúpula climática

Os presidentes de França e Rússia, e o secretário-geral da ONU pediram convites para assistir à primeira Conferência Mundial dos Povos sobre a Mudança Climática, que será celebrada na Bolívia, informou neste sábado o presidente boliviano, Evo Morales.

Morales disse estar se sentindo "muito assustado" com o sucesso da reunião que poderá reunir "10.000 participantes de todo o mundo" entre 20 e 22 de abril, segundo estimativas do chanceler, David Choquehuanca, feitas pelo governante.

"Além disso, vêm vários presidentes, há até presidentes da Europa (que) pediram convite - o presidente da França, o presidente da Rússia -, o secretário-geral da ONU nos pediram convites; o convidamos, se vier, bem", disse, em reunião pública com seus assessores.

Morales continuou fazendo proselitismo político com vistas às eleições de governadores, em abril, apesar de ter a visita, neste sábado, do presidente uruguaio, José Mujica, com quem participou de vários atos oficiais.

O chefe de Estado boliviano, que impulsiona a cúpula do clima, disse que assistirão ao encontro delegações de quatro continentes, com exceção da Oceania.

"Estão vindo aviões e aviões dos Estados Unidos, (com) cientistas, movimentos sociais, para participar e debater (..). Estou muito assustado, primeiro pensei numa coisa pequena, (mas) como é aberta, vem todo mundo; calculei que os hotéis que temos não dão para nada", destacou.

Por causa disso, "neste dia vamos tomar as quadras esportivas, instalar barracas para que possam passar a noite" os presentes ao evento, sugeriu.

A Bolívia espera que nesta conferência seja aprovada uma declaração universal de direitos da mãe Terra e se crie um tribunal internacional de Justiça climática.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host