UOL Notícias Notícias
 

13/03/2010 - 15h07

Uribe está confiante de que legislativas transcorrerão em paz

O presidente colombiano, Alvaro Uribe, disse neste sábado que confia em que as eleições legislativas de domingo transcorrerão com normalidade, ao mesmo tempo em que denunciou pressões das Farc (Forças Armadas Revoluncionárias da Colômbia) sobre alguns candidatos.

"Celebro esta festa democrática. Espero que o dia de hoje (sábado) e o dia de amanhã (domingo) transcorram em paz em todo o território. As Forças Armadas estão fazendo um esforço maior e desejamos que tudo saia muito bem para a democracia da nossa pátria", disse Uribe durante um conselho de ministros, ao denunciar pressões da guerrilha sobre alguns candidatos.

"O governo soube de algumas pressões na página (web) Anncol das Farc, que ameaça pessoas afeitas às teses que eu defendo, mas o valor civil dos colombianos é superior", disse.

Segundo Uribe, apesar disso, a situação da ordem pública é melhor do que no passado graças a políticas aplicadas em seu governo.

"A regra geral que vemos é uma política exercida hoje com mais liberdade, graças à luta deste governo contra o terrorismo", enfatizou.

São aguardados a votar neste domingo 29,8 milhões de colombianos para escolher entre 2.539 candidatos o novo Congresso, composto por 102 senadores e 166 deputados. Também serão eleitos cinco deputados ao Parlamento Andino e candidatos presidenciais dos partidos Conservador e Verde.

Em seguida, a Colômbia deverá eleger um novo governante para o período 2010-2014 em dois turnos. O primeiro será em 30 de maio e o segundo, em 20 de junho.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h19

    -0,77
    3,258
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h26

    0,93
    63.815,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host