UOL Notícias Notícias
 

14/03/2010 - 21h49

Chávez pede à rainha Elizabeth II que dê independência a ilhas do Caribe

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu neste domingo à rainha Elizabeth II, da Inglaterra, que "termine de dar a independência" às ilhas caribenhas que fazem parte da Commonwealth (Comunidade Britânica de Nações), como São Vicente e Granadinas.

"Eu até me atrevi a pedir à rainha da Inglaterra que termine de dar a independência a estes países", disse Chávez, sob aplausos, durante seu programa dominical, 'Alô, Presidente'.

Chávez disse que o primeiro-ministro de San Vicente, Ralph Gonsalvez é "um homem de esquerda, um revolucionário", que há pouco perdeu um referendo "para acabar com a situação política que eles ainda têm, de que lá o chefe de Estado continue sendo a rainha da Inglaterra".

"Deve-se apoiar San Vicente, Dominica, países que entraram na Alba graças à valentia de seus líderes, apesar das pressões do velho império inglês", insistiu Chávez.

São Vicente e Granadinas, assim como Dominica, fazem parte do acordo de cooperação energética Petrocaribe e da Aliança Bolivariana dos Povos da Nossa América (Alba), ambos impulsionados pela Venezuela.

"No mundo ainda há gente que acredita que um rei é quase um deus, que uma rainha é quase um deus. São restos das velhas histórias", acrescentou Chávez.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host