UOL Notícias Notícias
 

14/03/2010 - 21h41

Homossexuais comemoram casamento gay e primavera no México

Mais de dois mil homossexuais participaram, neste domingo, de uma parada para festejar a chegada da primavera (boreal) e os casamentos gay, que começaram a ser celebrados esta semana na cidade, a primeira da América Latina a ter uma legislação favorável a uniões de casais do mesmo sexo.

Homens e mulheres homossexuais percorreram o turístico Passeio da Reforma agitando bandeiras com as cores do arco-íris - símbolo das organizações de luta pelos direitos dos gays - e alguns vestiam fantasias e roupas extravagantes, constatou a AFP.

O Grupo Orgulho, uma das organizações que convocaram a marcha, informou que o motivo do ato era festejar antecipadamente a chegada da primavera, prevista para 21 de março, e a celebração de casamentos entre casais do mesmo sexo.

Ao final do desfile, foram celebrados casamentos homossexuais em um setor do Palácio de Belas Artes, no centro histórico da capital mexicana.

Na quinta-feira passada, duas mulheres se tornaram as primeiras a se casar na América Latina em uma cerimônia na qual outros quatro casais do mesmo sexo selaram sua união.

O casamento homossexual com direito à adoção foi legalizado pela Assembleia da Cidade do México em 21 de dezembro do ano passado, mas o governo federal, liderado pelo conservador Partido Ação Nacional, impugnou esta lei perante a Suprema Corte, que ainda deve emitir seu parecer.

A Cidade do México é a única com uma lei de casamento homossexual na região.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host