UOL Notícias Notícias
 

14/03/2010 - 10h46

Programa de TV sobre falsa invasão russa provoca indignação na Geórgia

A exibição de uma reportagem falsa em um canal de TV sobre o início de uma invasão russa na Geórgia e que afirmava que o presidente do país estava morto recebeu muitas críticas, e a oposição denunciou uma propaganda do governo.

"A forma como o governo trata a população é escandalosa. Tenho certeza de que cada segundo deste programa recebeu a aprovação de (o presidente Mikhail) Saakashvili. Muitas pessoas sofreram traumas psicológicos", declarou à AFP a líder opositora Nino Burjanadze.

"Cada palavra sobre mim era uma calúnia mal-intencionada e eu vou processar o canal Imedi, assim como as autoridades", completou Burjanadze, que dirige o Movimento Democrático - Geórgia Unida.

Ao exibir imagens da guerra relâmpago de agosto de 2008 entre Georgia e Rússia, o canal privado Imedi anunciou na noite de sábado que os tanques russos seguiam para Tbilisi, a capital, e que o presidente Saakashvili havia sido assassinado.

A reportagem afirmava ainda que alguns líderes opositores, como Burjanadze e o ex-primeiro-ministro Zurab Nogaideli, apoiavam a Rússia e haviam defendido uma rebelião dos militares.

Segundo a imprensa, a notícia falsa provocou uma quantidade sem precedentes de ligações para os serviços de emergência, muitos incidentes cardíacos e desmaios.

O canal Imedi é dirigido por um aliado de Saakashvili. O prestígio do presidente, que foi levado à presidência por uma revolução popular em 2003, caiu depois que ele decidiu tentar recuperar pela força, em agosto de 2008, o controle da região separatista da Ossétia do Sul, que desencadeou a invasão do país pelo Exército russo.

Alguns altos funcionários do governo também consideraram irresponsável a exibição da reportagem falsa. O canal Imedi pediu desculpas ao público.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h29

    -0,25
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h35

    0,00
    75.989,09
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host