UOL Notícias Notícias
 

15/03/2010 - 23h30

Câmara dos EUA manobra para aprovar reforma da saúde

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos iniciou nesta segunda-feira uma série de manobras para abrir caminho à votação final, esta semana, da reforma do sistema de saúde proposta pelo presidente Barack Obama.

Os membros da comissão de orçamento da Câmara iniciaram a contagem regressiva para a adoção da reforma ao aprovar hoje, por 21 votos contra 16, uma resolução que permita ao Senado empregar o chamado recurso de "reconciliação", visando superar a obstrução dos republicanos.

Os líderes democratas da Câmara têm a intenção de aprovar, até o final desta semana, o projeto votado pelo Senado no dia 24 de dezembro, mas com uma série de "correções" para ajustá-lo aos requisitos dos representantes.

"Temos os votos" para a aprovação da reforma, disse hoje a presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, em sintonia com os responsáveis democratas entrevistados nos últimos dias.

Obama citou hoje a história de um doente com câncer sem cobertura médica para explicar os alcances da reforma: "Quero ver coragem" nos legisladores.

O presidente adiou uma viagem de três dias à Ásia, prevista para esta semana, com o objetivo de promulgar o texto da saúde em Washington.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h20

    -0,41
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h25

    0,55
    63.574,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host