UOL Notícias Notícias
 

15/03/2010 - 09h02

Para embaixador crise Israel-EUA é a pior em 35 anos

A atual crise entre Israel e Estados Unidos é a pior em 35 anos, afirmou o embaixador israelense em Washington.

"As relações entre Israel e Estados Unidos passam pela crise mais grave desde 1975", declarou Michael Oren durante uma reunião, por telefone, com os cônsules israelenses nos Estados Unidos durante o fim de semana, informa o jornal Yediot Aharonot.

Oren, que é um renomado historiador do Oriente Médio, se referia a uma grave crise em 1975 entre os dois aliados, quando os Estados Unidos obrigaram Israel a executar uma retirada parcial do Sinai egípcio, que na época era ocupado pelo Estado hebreu.

As declarações contradizem a afirmação de domingo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que tentou minimizar a crise provocada na semana passada com o anúncio, em plena visita do vice-presidente americano Joe Biden, de um novo projeto de colonização em Jerusalém Oriental anexado.

O anúncio - a construção de 1.600 casas em um bairro judeu que fica em uma área de maioria árabe e que foi ocupado e anexado por Israel em 1967 - foi considerado uma "humilhação" por Washington.

Também foi interpretado como um obstáculo aos esforços americanos para reativar o processo de paz entre israelenses e palestinos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host