UOL Notícias Notícias
 

15/03/2010 - 15h37

Políticos republicanos defendem Israel em disputa com Washington

Vários parlamentares republicanos saíram nesta segunda-feira em defesa do aliado israelense na crise com Washington relacionada às colônias de Jerusalém Oriental.

É "difícil considerar o fato de passar um final de semana condenando Israel por uma decisão territorial em sua capital como um passo em direção à paz", escreveu nesta segunda-feira em um comunicado o senador Sam Brownback.

Para esse congressista conservador, defensor ferrenho da aliança com Israel, os Estados Unidos fariam melhor transferindo a embaixada americana para Jerusalém e se preocupando com "a ameaça nuclear iraniana crescente".

O anúncio feito por Israel durante a recente visita do vice-presidente americano Joe Biden de um novo projeto de colonização em Jerusalém Oriental desencadeou uma crise diplomática entre os dois países, aliados históricos.

Vários membros da equipe de Obama, entre eles Joe Biden, a secretária de Estado Hillary Clinton e o principal conselheiro do presidente, David Axelrod, criticaram duramente o projeto de colonização e o momento escolhido para o anúncio.

Ileana Ros-Lehtinen, a mais alta representante republicana na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes, considerou nesta segunda-feira em um comunicado que Israel é "um aliado e amigo indispensável dos Estados Unidos".

"As condenações americanas a Israel e as ameaças as nossas relações bilaterais prejudicam ao mesmo tempo nossos aliados e o processo de paz, encorajando os inimigos de Israel e dos Estados Unidos", segundo ela.

Ros-Lehtinen também se disse "preocupada" com a "maneira suave" com que os Estados Unidos se referem à Autoridade Palestina, à Síria e ao Irã. Os Estados Unidos se preparam para nomear um embaixador na Síria, antigo inimigo considerado útil por Washington em seus esforços pela paz entre Israel e os palestinos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host